segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

XIV Seminário Internacional de Agroecologia

De 26 a 28 de Novembro de 2014, a Equipe Rede Viva Charqueadas – 2ª Etapa esteve presente no XIII Seminário Internacional sobre Agroecologia no Auditório Dante Barone - Assembleia Legislativa em Porto Alegre. "Vivendo os Princípios Agroecológicos" foi enfoque do Seminário, que trouxe reflexões fundamentais para melhor vivenciar esse processo e também as vivências agroecológicas da pesquisa, extensão rural, e agricultura familiar, para o público de estudantes, técnicos, pesquisadores, agricultores e educadores.
Dentre as vivências apresentadas, participantes do Rede Viva destacam as experiências coletivas de produção, as agroindústrias ecológicas familiares, feiras e o controle biológico em hortas e lavouras.
A produtora, Roseli Moreira, e a integrante do Rede Viva Charqueadas - 2ª Etapa, Michele Jacobsen, participaram das visitas às propriedades que fazem parte dos Caminhos Rurais de Porto Alegre. Foram visitados os sítios do Tio Juca, o Sítio dos Herdeiros e o Sítio Capororoca.
As vivências proporcionaram a constatação in loco do manejo agroecológico da produção, bem como da gestão da propriedade e comercialização dos produtos nas feiras orgânicas em Porto Alegre. A acolhida dos produtores/proprietários foi muito boa, construindo um espaço de troca, aprendizado e confraternização. “A participação na atividade de Vivência foi muito enriquecedor, pois conhecemos uma outra realidade, que possui uma proposta que vai de encontro aos princípios do Rede Viva Charqueadas: a produção orgânica e o fortalecimento do pequeno produtor. Retornamos aos nossos lares mais motivados, acreditando que nossas ações cotidianas fazem a diferença nos nossos objetivos” – comentou Michele Jacobsen, integrante do Rede Viva Charqueadas – 2ª Etapa, sobre a vivência dos Caminhos Rurais.
As oportunidades vivenciadas durante Seminário reforçaram a proposta do Projeto Rede Viva Charqueadas - 2ª Etapa, que busca o fortalecimento de formas coletivas de produção agroecológica e a comercialização desta produção no mercado local, exercitando, assim, a proposta máxima da Economia Solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário