quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Agricultura Familiar na Semana Farroupilha de Charqueadas

O Projeto Rede Viva ofereceu uma oficina de Produção Orgânica e a Agricultura Familiar durante a Semana Farroupilha ministrada pela Psicóloga Michele Jacobsen, integrante da Equipe do Projeto e a Produtora Roseli Moreira. Esta atividade tinha como objetivo divulgar as ações da 2ª etapa do projeto e proporcionar um momento de aproximação e reflexão junto ao pequeno consumidor, os alunos da rede de ensino municipal, pois segundo a Psicóloga Michele, precisamos sensibilizar para o consumo consciente desde muito cedo, construindo uma rede de relações preocupa com a qualidade de vida. Participaram das atividades a EMEF Thietro Antônio Pires, a EMEF Otávio Lázaro e beneficiários da Secretaria de Assistência Social.
A Produtora Roseli contou a sua história, explicou o funcionamento do plantio e cuidados na produção orgânica dos alimentos, apresentou seus produtos recém retirados do solo para que os alunos pudessem visualizá-los. Roseli abordou sobre a saúde e a segurança alimentar quando o consumidor sabe a procedência do alimento que está sendo levado à mesa. Falou também, sobre a sua educação, onde seu pai, preocupado com a saúde de seus filhos começou a produzir seus próprios alimentos. Foi a partir dos excedentes que começaram a comercializar, atualmente no Centro Público de Economia Solidária Olga Marrek Berbigier, localizada na Avenida 1º de Maio esquina com a Rua Antero de Oliveira. Para demonstração dos produtos foram oferecidos cenouras orgânicas da propriedade Moreira para degustação.
 Após a exposição da produtora, Michele explicou o significado do catavento, adotado como símbolo do Rede Viva, entregues como lembrança a cada aluno presente, relembrando a importância de cuidar da alimentação e consumir um alimento mais saudável.

 Abertura das atividades

 Apresentação da Propriedade Moreira e dos Alimentos


Degustação da Cenoura Orgânica

Entrega dos Cataventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário